Nome: Salar de Talar
Localização: Chile, América do Sul
Coordenadas: 23°58'59.72"S 67°40'59.89"W
Marcadores: América do Sul, Chile, SALAR
Vulcão Llullaillaco - O ponto mais distante do centro da Terra
Postado por Ricardo on sábado, 16 de maio de 2009Nome: Vulcão Llullaillaco
Localização: Fronteira Argentina / Chile
Coordenadas: 24°43'6.27"S 68°32'25.09"W
Llullaillaco é um estratovulcão localizado na fronteira entre Argentinae Chile. Situado na Cordilheira dos Andes, atinge 6.739 metros de altitude.
Estima-se que esta formação geográfica seja o ponto mais distante do centro da Terra, enquanto que o Everest é o ponto mais alto em relação ao nível do mar.
Marcadores: América do Sul, Argentina, Chile, VULCÕES
Nome: Ruínas de Quilmes
Localização: Argentina, América do Sul
Coordenadas: 26°27'51.50"S 66° 2'16.00"W
Em seu período mais pródigo, o grupo reunia, em 30 hectares de terra, cerca de 5 mil pessoas, que não se renderam aos missionários espanhóis e suas tentativas de catequização. Orgulhosos, os quilmes se recusavam a se misturar com outros grupos.
Em 1667, o governador Alonso Mercado e Villacorta conseguiu vergar a resistência quilme e do seu exército de 500 homens. Cercou a cidade e quase matou os índios de fome. Muitas famílias chegaram a assassinar suas crianças para que não caíssem nas mãos dos espanhóis. Cerca de 2 mil remanescestes foram arrancados de suas terras e levados, a pé e acorrentados, até Buenos Aires. Apenas 240 chegaram à capital. O último quilme morreu no bairro batizado com o nome da tribo, em Buenos Aires, em 1816. Aliás, Quilmes também é o nome de uma das cervejas mais consumidas no país.
Marcadores: América do Sul, Argentina, MONUMENTOS
Nome: Laguna Verde (Lagoa Verde, Green Lake)
Localização: Chile, América do Sul
Coordenadas: 26°53'6.49"S 68°28'42.42"W
Este lago de águas esmeraldadas é outra bela atração do norte chileno. Localizado 4200 metros acima do nivel do mar, cercado por montanhas e vulcões que ultrapassam 5500 metros, Laguna Verde e seus arredores são o local perfeito para os amantes da natureza. O visual é fantástico. Está localizado 100 Km a leste do salar Maricunga, e a 256 Km ao norte de Copiapó.
Marcadores: América do Sul, Chile, LAGO
Amigos!!! Estive longe do blog por algumas semanas devido a compromissos da faculdade, mas prometo ser mais assíduo daqui pra frente! Obrigado a todos os que continuam acompanhando, aí vai mais um destino maravilhoso pra gente curtir!
Nome: Salar de Maricunga
Localização: Chile, América do Sul
Coordenadas: 26°54'31.36"S 69° 5'42.05"W
O Salar de Maricunga possui 8300 hectares e uma altitude de 3700 m, localizando-se ao lado do vulcão mais alto do mundo, o Ojos del Salado, com 6893 m. Situa-se 170 Km ao norte da cidade de Copiapó, na Cordilheira dos Andes.
Marcadores: América do Sul, Chile, LAGO, SALAR
Nome: Monte Pissis
Localização: Argentina, América do Sul
Coordenadas: 27° 45′ S 68° 47′ W
O Monte Pissis é um pico localizado na Argentina. Situado na Cordilheira dos Andes ele possui 6,795 metros de altitude e é o terceiro ponto mais alto do continente americano.
Devido à sua localização no Deserto do Atacama, a montanha é extremamente seca, apenas retendo neve no cume e no Inverno. Alta e remota, não é de muito difícil escalada sob o ponto de vista técnico, embora longa e extenuante.
O Pissis só perde em altitude no continente americano para o Aconcágua e o Ojos del Salado
Informações:
Marcadores: América do Sul, Argentina, MONTANHAS
Nome: Parque Nacional Talampaya
Localização: Argentina, América do Sul
Coordenadas: 29°47'41.47"S 67°50'19.95"W
Talampaya
O Parque Nacional de Talampaya é um parque nacional localizado no centro-oeste da província de La Rioja, na Argentina. Foi designado uma reserva provincial em 1975 e em 1997 foi declarado um parque nacional.
O parque cobre uma área de 2150 km², a uma altitude de 1500 m. O objectivo da sua criação foi a protecção de importantes sítios arqueológicos e paleontológicos encontrados na área.
Em 2000 foi declarado Património Mundial da UNESCO.
Os canyons de Talampaya
A erosão do tempo esculpiu as paredes do canyon
Formação rochosa chamada de "el monge"
Mais informações:
Marcadores: América do Sul, Argentina, CANYONS, UNESCO
Vamos dar uma pausa na nossa viagem para ajudar a divulgar esse importante evento, não deixe de espalhar essa idéia!
No dia 28 de março, entre 20h30 e 21h30, milhões de lares, milhares de ruas, centenas de monumentos, bairros e cidades ao redor do mundo apagarão suas luzes. A “Hora do Planeta” é uma forma que a Rede WWF encontrou para engajar e mobilizar a sociedade para manifestar – por meio de uma ação simbólica e emblemática – a sua preocupação com o aquecimento do planeta. Localmente, também tem por objetivo alertar para o problema do desmatamento e das queimadas, principais fontes emissão de gases de efeito estufa no Brasil.
Maiores informações:
http://www.wwf.org.br/index.cfm
http://www.wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta/perguntas_e_respostas/
Nome: Parque Provincial de Ischigualasto
Localização: Argentina, América do Sul
Coordenadas: 29°59'58.23"S 67°59'54.02"W
O Parque Provincial de Ischigualasto localiza-se no nordeste da província de San Juan, no noroeste da Argentina. A sua fronteira norte é o Parque Nacional de Talampaya, na La Rioja, e ambos os parques pertencem à mesma formação geológica.
Tem uma área de 603,7 km², a uma altitude de 1300 metros acima do nível médio das águas do mar. O parque contém a vegetação normal de um deserto (cactos, arbustos, etc.). O clima é muito seco, com a maior parte da precipitação concentrada no Verão, e as temperaturas são extremas.
Foi declarado Património Mundial da UNESCO junto com o Parque Nacional de Talampaya em 2000.
Marcadores: América do Sul, Argentina, UNESCO
Marcadores: América do Sul, Chile, VALES
Chegamos a mais um dos extremos da América, dessa vez o ponto mais alto do continente. Respirem fundo porque aqui o oxigênio é rarefeito!
Nome: Monte Aconcágua
Localização: Argentina, América do Sul
Coordenadas: 32°39'9.65"S 70° 0'40.07"W
O monte Aconcágua - Sentinela de Pedra - tem 6.962 metros de altitude, e é simultaneamente o ponto mais alto das Américas, de todo o Hemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia. Fica localizado nos Andes Argentinos, a cerca de 112 km da cidade de Mendoza. Está localizado no Parque Provincial Aconcágua, cuja entrada fica próxima ao povoado de Puente del Inca.
Por ser a montanha mais alta das Américas desafia todos os anos montanhistas de todo mundo a escalá-la. Apesar de sua altitude, o Aconcágua não é uma montanha difícil de ser escalada do ponto de vista técnico, pois para atingir o seu cume pela rota normal não é necessário que o montanhista realize escaladas técnicas. O desafio que a montanha apresenta é um teste de resistência física pois o montanhista tem que superar o frio e a falta de oxigênio comum às grandes altitudes.
Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aconc%C3%A1gua ; http://www.aconcagua.com/ ; http://www.aconcagua.com.ar/
Marcadores: América do Sul, Argentina, MONTANHAS
Nome: Puente del Inca
Localização: Argentina, América do Sul
Coordenadas: 32°49'30.25"S 69°54'40.76"W
O Puente del Inca é uma formação rochosa que forma uma ponte natural sobre o Rio Las Cuevas. Está situado a noroeste da provincia de Mendoza, Argentina, e sua curiosa formação e passado como hotel de banhos termais lhe transformaram em um ponto turístico destacado, atualmente considerado uma Área Natural protegida pela província.
Esta curiosidade geomorfológica tem cerca de 48 metros de comprimento, 28 de largura e 8 de altura, e se encontra suspenso a 27 metros sobre o rio. Partem dela uma série de estalactitas, inflorescencias cálcicas e no inverno a ponte fica coberta por gelo. Em 1925 se construiu o Hotel Puente del Inca, aonde se hospedavam as personalidades mais importantes da época. Cada quarto possuía seu próprio banho termal. Em 1965 o hotel foi completamente destruído.
Mais informações:
http://es.wikipedia.org/wiki/Puente_del_Inca
http://altamontanha.com/news/7/news/news_item.asp?NewsID=141
http://www.mendozacuyo.com.ar/hotel_puente_inca.html
Marcadores: América do Sul, Argentina, MONUMENTOS
Partindo de Santiago, após 2 horas e meia de vôo chega-se à esta magnífica ilha...
Nome: Ilha Robinson Crusoé
Localização: Chile, América do Sul
Coordenadas: 33°38′29″S 78°50′28″W
Foi aqui que o marinheiro Alexander Selkirk foi abandonado em 1704 e viveu em solidão por quatro anos e quatro meses. Selkirk estava bastante preocupado com a navegabilidade do seu navio, o Cinque Ports, e declarou a sua vontade de ficar na ilha durante uma viagem. Seu capitão, Thomas Stradling, um colega de viagem de corsário e explorador William Dampier, estavam cansados de sua dissidência e optaram por deixar Selkirk. Tudo o que ele tinha trazido com ele foi um mosquete, pólvora, ferramentas de marceneiro, uma faca, uma Bíblia e algumas roupas. O marinheiro inspirou Daniel Defoe a escrever o clássico romance, Robinson Crusoé. Para reflectir a erudição literária associada com a ilha, o governo chileno nomeou a localização Ilha Robinson Crusoé em 1966.
Mais informações:
http://www.goatislandimages.com/Chile.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Robinson_Crusoe_Island
Marcadores: América do Sul, Chile, ILHAS