Ruínas de Quilmes - Argentina

on quinta-feira, 30 de abril de 2009

Nome: Ruínas de Quilmes
Localização: Argentina, América do Sul
Coordenadas: 26°27'51.50"S 66° 2'16.00"W

As Ruínas de Quilmes são batizadas com o mesmo nome do grupo indígena que habitou o lugar. Os quilmes tinham fama de belicosos. Extremamente organizados, cruzaram a cordilheira, vindos do Chile. Para não ter que se render aos incas, estabeleceram-se no Vale Cachalquí.

Em seu período mais pródigo, o grupo reunia, em 30 hectares de terra, cerca de 5 mil pessoas, que não se renderam aos missionários espanhóis e suas tentativas de catequização. Orgulhosos, os quilmes se recusavam a se misturar com outros grupos.

Em 1667, o governador Alonso Mercado e Villacorta conseguiu vergar a resistência quilme e do seu exército de 500 homens. Cercou a cidade e quase matou os índios de fome. Muitas famílias chegaram a assassinar suas crianças para que não caíssem nas mãos dos espanhóis. Cerca de 2 mil remanescestes foram arrancados de suas terras e levados, a pé e acorrentados, até Buenos Aires. Apenas 240 chegaram à capital. O último quilme morreu no bairro batizado com o nome da tribo, em Buenos Aires, em 1816. Aliás, Quilmes também é o nome de uma das cervejas mais consumidas no país.

por Fernando Gabriel Ranea

0 comentários:

Postar um comentário