IV - Estreito de Magalhães (Magellan Straits, Estrecho Magallanes)

on sábado, 14 de fevereiro de 2009

Nome: Estreito de Magalhães
Localização: Chile/Argentina, América do Sul
Coordenadas: ~ 52°29'20.03"S 69°33'43.93"W

Vista aérea do Estreito de Magalhães

O Estreito de Magalhães é uma passagem navegável de aproximadamente 600 km imediatamente ao sul da América do Sul. Situa-se entre o continente e a Terra do Fogo e o cabo Horn ao sul. O estreito é a maior e mais importante passagem natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Fernão de Magalhães foi o primeiro europeu a navegar pelo estreito em 1520, durante sua viagem de circum-navegação.


O Chile tomou posse do estreito em 23 de março de 1843, e em 1881 o território foi dividido entre a Argentina (província da Terra do Fogo) e o Chile (província da Terra do Fogo).

O estreito ainda é conhecido pela dificuldade de navegação, devido ao clima inospitaleiro e à sua pequena largura, mesmo assim , antes da criação do Canal do Panamá, o estreito de Magalhães era a unica passagem utilizada para atravessar do Atlântico ao Pacífico evitando assim o tempestuoso cabo Horn.

O estreito foi atravessado, entre outros, por Francis Drake e Charles Darwin. Os caçadores de ouro durante a corrida pelo ouro na Califórnia em 1849 também usaram essa rota.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo, seu Blog é incrível! Me faz um favor... mapeia a Romênia *_*. Você vai amar esse país.

Ricardo disse...

Muito obrigado Victor pela dica, com certeza passarei pela Romênia, porém pretendo seguir um roteiro passando em ordem por vários lugares, assim que chegar à Romênia lembrarei de vc! Aguardo outras sugestões...

teste disse...

Lamento informar que houve um erro no mapa acima, ele é da Ruta 40 e não da Ruta 3 que fica mais ao leste, descendo pelo litoral.

Thiago disse...

Cara..
Parabéns..
Seu blog ja esta nos meus favoritos...
Abraços

http://thiagofaccioni.blogspot.com/

Postar um comentário