XV - Aldeia Mineira de Sewell

on sábado, 28 de fevereiro de 2009

Nome: Aldeia Mineira de Sewell
Localização: Chile, América do Sul
Coordenadas: 34°05′06″S, 70°22′57″W

Sewell é uma aldeia mineira abandonada e localiza-se na província de Cachapoal, na região de O'Higgins, no Chile, a uma altitude entre 2000 e 2500 metros. Foi fundada em 1904 para a extracção de cobre. Em 1918 já albergava 14.000 pessoas. Em 1977 a Braden Copper Co. (a quem pertencia a mina) começou a mover as famílias que habitavam em Sewell para o vale e pouco tempo depois o campo estava desmantelado.

Sewell tornou-se Monumento Nacional em 1998 e a UNESCO designou-a Património Mundial da UNESCO em 2006.

XIV - Vulcão Villarica

on quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Nome: Vulcão Villarica
Localização: Chile, América do Sul
Coordenadas: 39°25′S 71°56′W / 39.42°S 71.93°W


Villarica é um dos vulcões mais ativos do Chile, e localiza-se na cidade de mesmo nome. O vulcão é coberto por neve, e também é conhecido por Rucapillán, uma palavra que significa "Casa do Espírito". Fica a oeste de uma série de 3 estratovulcões que se alinham perpendicularmente ao Andes.


O Villarica é um dos 4 vulcões mundialmente conhecidos por apresentar um lago de lava ativa em sua cratera. Teve sua última grande erupção em 1980, e até hoje é possível observar a destruição causada pela lava.

Lava ativa na cratera do Villarica

Informações: http://www.povi.cl/ ; http://www.volcano.si.edu/world/volcano.cfm?vnum=1507-12=

XIII - Villa La Angostura

on domingo, 22 de fevereiro de 2009

Nome: Villa La Angostura
Localização: Argentina, América do Sul
Coordenadas: 40° 45' 69" S 71° 39' 21" W

A cidade de Villa La Angostura se encontra localizada no departamento Los Lagos no sul da província de Neuquén, na Patagônia Argentina. Sobre a margem noroeste do Lago Nahuel Huapi.

Se encontra encravada no setor norte do Parque Nacional Nahuel Huapi, entre os picos Bayo (1792 m), Inacayal (1849m) e Belvedere (1992m) e o istmo que conecta con a península de Quetrihue, que da acesso ao Parque Nacional Los Arrayanes.

É considerada uma das aldeias mais bonitas da Patagônia. Sobre sua margem esquerda se encontra o lago Nahuel Huapi e sobre a margem direita o lago Correntoso. Está rodeada de uma natureza exuberante e em grande parte virgem. Lagos cristalinos, montanhas, vales, bosques. O turista pode contar com absoluta libertade. As condições de edificação respeitando um tradicional estilo alemão, a qualidade de seus chocolates e suas comidas típicas (cervo e trutas) convertem em um local ideal para aquelas pessoas que desejam passar um periodo de descanso rodeados pela natureza.

Mirador Belvedere

Maiores informações:

http://www.villalaangostura.gov.ar/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Villa_la_Angostura

XII - Bariloche

Não poderia deixar de apresentar este lugar que é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na Argentina, e veremos que esse interesse é plenamente justificável...

Nome: San Carlos de Bariloche
Localização: Argentina, América do Sul
Coordenadas: 41° 08' 37" S 71° 17' 27" W

San Carlos de Bariloche

Bariloche (nome completo: San Carlos de Bariloche) é uma cidade da Argentina localizada na Província de Río Negro, junto à Cordilheira dos Andes na fronteira com o Chile. Está rodeada por lagos (Nahuel Huapi, Gutiérrez, Mascardi) e montanhas, como o Cerro Tronador (3354 m de altitude, na fronteira com o Chile), o Cerro Catedral (movimentada estação de esqui) e o Cerro López. Possui cerca de 100 mil habitantes.

Centro Cívico de Bariloche

A principal atividade econômica de Bariloche é o turismo. Além das montanhas onde se podem praticar esqui e "snowboard" (Cerros Catedral e Tronador) destacam-se o Parque Nacional Nahuel Huapi, a travessia dos lagos andinos até o Chile, a Isla Victoria (no lago Nahuel Huapi), a região de El Bolsón (ao sul da cidade), a Colonia Suiza (em meio a bosques, na qual se situa um museu que conta a imigração suíça para a região) e os percursos turísticos chamados Circuito Chico e Circuito Grande, com paradas em vários pontos de onde se têm vistas panorâmicas dos bosques e montanhas ao redor da cidade.

Famoso hotel de Bariloche

Cerro Catedral, em Bariloche: subir via teleférico e descer esquiando

XI - Vulcão Chaitén

on quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Nome: Vulcão Chaitén
Localização: Chile, América do Sul
Coordenadas: 42°50'8.83"S 72°39'22.19"W

O vulcão Chaitén em erupção

Chaitén é um vulcão localizado 10 km a nordeste da cidade chilena de Chaitén, capital da província de Palena, na Região de Los Rios. O vulcão localiza-se a cerca de 1.200 km ao sul da capital chilena Santiago. A sua altitude máxima é de 1.122 metros (3.681 pés) e situa-se próximo de áreas povoadas. Sua última erupção ocorreu em Maio de 2008, após cerca de 10 milhares de anos sem erupções.

A erupção do Chaitén vista da cidade de mesmo nome

Imagem de satélite mostrando as cinzas do Chaitén atingindo o Atlântico

Descargas elétricas em meio à erupção do Chaitén

Indico os seguintes sites que acompanham o monitoramento da atividade do vulcão, através de fotos e imagens de satélite:


http://www.inglaner.com/volcan_chaiten.htm

http://www.esa.int/esaCP/SEMYQYZXUFF_index_1.html

POST EDITADO: POR UMA INCRÍVEL COINCIDÊNCIA, POSTEI ESSE ARTIGO ONTEM À NOITE E HOJE LIGO A TV E FICO SABENDO QUE O VULCÃO CHAITÉN VOLTOU À ATIVIDADE. A NOTÍCIA É MANCHETE EM TODOS OS JORNAIS DO CHILE, E O GOVERNO TEME QUE O VULCÃO COLAPSE (COMO SE SUAS PAREDES CEDESSEM REPENTINAMENTE PELA PRESSÃO), O QUE CAUSARIA A DESTRUIÇÃO TOTAL DOS POVOADOS LOCAIS. NA CIDADE CHAITÉN 25 PESSOAS AINDA RESISTEM À ORDEM DE EVACUAÇÃO DO LOCAL.

Aqui tem mais fotos da erupção de 2008, mostrando inclusive a cidade tomada pelas cinzas:

http://www.inglaner.com/chaiten_gente_ceniza.htm
http://www.inglaner.com/chaiten_columnas.htm

Aqui tem imagens da erupção atual:
http://www.diariollanquihue.cl/prontus4_nots/site/extra/pdp/pdp.html?sec=2&ts=20090220001010&fp=20090220&pag=2
http://www.pressdisplay.com/pressdisplay/viewer.aspx
http://www.laestrellachiloe.cl/prontus4_nots/site/extra/pdp/pdp.html?sec=13&ts=20090220001233&fp=20090220&pag=6


X - El Ventisquero Colgante (O Glaciar Suspenso)

Nome: Ventisquero Colgante
Localização: Chile, América do Sul
Coordenadas: 44°26'16.45"S 72°30'16.04"W

O Ventisquero Colgante

O Glaciar "Ventisquero Colgante" (ou em português, Glaciar Pendurado, suspenso) localiza-se no Parque Nacional Queulat, uma das áreas menos tocadas co Chile. Trata-se de uma imensa massa de gelo suspensa acima de uma montanha formando uma paisagem impressionante e incríveis quedas d'água.

IX - Catedral de Mármore (Catedral de Mármol)

on quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Nome: Catedral de Mármore
Localização: Chile, América do Sul
Coordenadas: 46°38'41.71"S 72°36'26.18"W


A Catedral de Mármore é uma formação mineral de carbonato de cálcio, nas margens do Lago General Carrera, Chile. Ao longo dos anos, as águas do lago erodiram as formações rochosas, criando essas estruturas que, quando o lago se encontra em um nível baixo, podem ter seu interior percorrido por pequenas embarcações. Os passeios para o local partem de Puerto Tranquilo, no Chile.

Mais informações:
http://es.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_M%C3%A1rmol
http://realtravel.com/puerto_tranquilo-aisen_del_general_carlos_ibanez_del_campo-reviews-hotels-d1065123.html

VIII - Cueva de las Manos (Cova das Mãos)

on terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Nome: Cueva de las Manos
Localização: Argentina, América do Sul
Coordenadas: 47° 9'13.57"S 70°39'10.46"W

Obras de arte: as pinturas datam de 9000 anos atrás

A Cova das Mãos ou Cueva de las Manos é uma caverna localizada na província de Santa Cruz, Argentina. A caverna situa-se no vale do rio Pinturas, na Patagónia. É famosa pelas pinturas de mãos feitas por indígenas locais (provavelmente os antepassados dos Tehuelche) há 9000 anos.

A "Cueva" fica nesse belo canyon, formando o vale do Rio Pinturas

Para além das pinturas das mãos há também pinturas de seres humanos, guanacos, emas, felinos e outros animais, assim como cenas de caça. Pinturas semelhantes podem ser encontradas em cavernas ali perto.

A Cova das Mãos é Património Mundial da UNESCO desde 1999.

Posto de apoio do parque e o canyon

Além das mãos, também podem ser observadas pinturas que lembram animais e objetos

Mais informações, acesse:
http://www.patagonia.com.ar/santacruz/cuevamanos.php
http://whc.unesco.org/en/list/936
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cueva_de_las_Manos

VII - Cerro Chaltén ( Cerro Fitzroy)

Nome: Cerro Chaltén
Localização: Argentina/Chile - América do Sul
Coordenadas: 49°20'4.62"S 73° 2'55.26"W

El Chaltén

O Cerro Fitzroy ou Cerro Chaltén é uma montanha localizada na fronteira entre a província de Santa Cruz, no extremo sul da Argentina, e o Chile. O seu nome é uma homenagem a Robert FitzRoy, capitão do HMS Beagle, navio que levou Charles Darwin em sua viagem ao redor do mundo. Na região também é conhecido por El Chaltén, nome idêntico ao de um povoamento local.

Chamado também de La Montaña Humeante

Apesar de sua altitude relativamente modesta de 3.375 metros, o Fitzroy é considerado por muitos alpinistas profissionais como o maior de todos os desafios do seu esporte, porque suas paredes verticais requerem técnica impecável para serem conquistadas. Ademais, o clima da região é excepcionalmente ruim e traiçoeiro — fato que já custou a muitos suas vidas.

Ou La Montaña Sagrada, segundo a população local

VI - Geleira Perito Moreno

Nome: Geleira Perito Moreno
Localização: Argentina
Coordenadas: 50°28'35.84"S 73° 2'52.09"W

Glaciar Perito Moreno

A Geleira Perito Moreno se estende desde o Campo de Gelo Patagônico Sul, na fronteira entre Argentina e Chile, até o braço sul do Lago Argentino, possuindo 5km de largura e 60m de altura. Seu nome é uma homenagem a Francisco Moreno, criador da Sociedade Científica Argentina e um renomado pesquisador da região austral daquele país. A Geleira Perito Moreno é considerada uma das reservas de água doce mais importantes do mundo.

As geleiras podem chegar a 70 m de altura

É uma das geleiras mais imponentes e já foi chamada de a "oitava maravilha do mundo", devido à vista que se tem de seu topo. Localizada em uma zona rodeada por bosques e montanhas, está dentro do Parque Nacional Los Glaciares, criado em 1937 na Província de Santa Cruz, localizada ao sul da Argentina. Esse parque, de 724.000 hectares possui um total de 356 geleiras

Vista aérea do Glaciar, a "oitava maravilha"

Túneis que se formam pela pressão da água do Rio Braço na geleira em direção ao Lago Argentino, de cerca de 50 m.

Este vídeo é um alerta que o Greenpeace colocou no próprio Google Earth sobre o acelerado derretimento do Glaciar Perito Moreno, segundo o qual esta seria a geleira com o maior índice de velocidade de derretimento no Mundo todo. É bem curtinho e vale a pena ver...

V - Torres del Paine (Cuernos del Paine)

on domingo, 15 de fevereiro de 2009

Nome: Torres del Paine

Localização: Chile, América do Sul
Coordenadas: 51° 0'23.04"S 73° 7'17.96"W

Lago Pahoe e Torres del Paine

O Parque Nacional Torres del Paine é um parque chileno.

Está localizado na Região de Magalhães ao sul da Patagónia chilena. É considerado um dos parques mais impressionantes do sul do Chile, e um dos lugares prediletos dos amantes da natureza.

Pequenos Icebergs no lago Grey

Fundado como parque no final da década de 1950, foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1978. Tem uma área de aproximadamente 242.000 hectares, na qual se encontra a cadeia montanhosa Del Paine, com as mundialmente famosas Torres del Paine e os não menos famosos Cuernos del Paine. Lagos, rios, cascatas e glaciares estão em perfeita harmonia no parque.

Torres del Paine

Glaciar Grey, no Parque Torres del Paine

IV - Estreito de Magalhães (Magellan Straits, Estrecho Magallanes)

on sábado, 14 de fevereiro de 2009

Nome: Estreito de Magalhães
Localização: Chile/Argentina, América do Sul
Coordenadas: ~ 52°29'20.03"S 69°33'43.93"W

Vista aérea do Estreito de Magalhães

O Estreito de Magalhães é uma passagem navegável de aproximadamente 600 km imediatamente ao sul da América do Sul. Situa-se entre o continente e a Terra do Fogo e o cabo Horn ao sul. O estreito é a maior e mais importante passagem natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Fernão de Magalhães foi o primeiro europeu a navegar pelo estreito em 1520, durante sua viagem de circum-navegação.


O Chile tomou posse do estreito em 23 de março de 1843, e em 1881 o território foi dividido entre a Argentina (província da Terra do Fogo) e o Chile (província da Terra do Fogo).

O estreito ainda é conhecido pela dificuldade de navegação, devido ao clima inospitaleiro e à sua pequena largura, mesmo assim , antes da criação do Canal do Panamá, o estreito de Magalhães era a unica passagem utilizada para atravessar do Atlântico ao Pacífico evitando assim o tempestuoso cabo Horn.

O estreito foi atravessado, entre outros, por Francis Drake e Charles Darwin. Os caçadores de ouro durante a corrida pelo ouro na Califórnia em 1849 também usaram essa rota.

III - La Ruta 3 (Rota 3)

Vamos deixando a Terra do Fogo porque a viagem ainda é longa, e partimos em direção ao Norte apresentando esse caminho espetacular:

Nome: Ruta Nacional 3
Localização: Argentina, América do Sul
Coordenadas: -

"La Ruta 3" é uma lendária rodovia argentina com 3063 Km de extensão ligando Buenos Aires à Terra do Fogo, rasgando as belas paisagens da Patagônia e em algumas partes costeando o Oceano Atlântico. Em grandes trechos a estrada não é asfaltada, e a grande quantidade de pedras exige maior preparo dos veículos

La Ruta 3 e o Lago Escondído

Rota 3 sob a neve

Gelo no Rio Grande

A Rota 3 é interrompida entre os Km 2674 e Km 2696, devido à necessidade de realizar-se a travessia do estreito de Magalhães. Sendo assim torna-se necessário adentrar território chileno para atravessar por via marítima.
Placa curiosa na Rota 3